Mesmo que o consumidor tenha migrado para a internet nos últimos anos, o ponto de venda ainda é o grande palco do comércio varejista e dos serviços. E sempre será!
Em primeiro lugar, porque, presencialmente, o cliente tem cinco sentidos para avaliar o produto antes da compra. O que é fundamental para muitos negócios.
Em segundo lugar, pois o relacionamento humano faz parte do consumo. Inclusive, em alguns segmentos, o papel consultivo do vendedor ou atendente é decisivo para a compra.
Por isso, o ambiente das lojas físicas, restaurantes e outros estabelecimentos deve se tornar, cada vez mais, o lugar que promove uma experiência de consumo marcante!
Neste artigo, você vai ver como o ponto de venda é fundamental para a decisão de compra do consumidor. E, além disso, vai conferir 4 dicas ESSENCIAIS para ter clientes satisfeitos.
E aí, está pronto?
Então, vamos lá!
A Experiência do Cliente no Ponto de Venda
4 Dicas para Conquistar o Cliente no Ponto de Venda
Como Avaliar a Experiência do Cliente no Ponto do Venda
A Experiência do Cliente no Ponto de Venda
Imagine o cliente chegando em uma loja, ponto de venda, ou estabelecimento comercial.
No exato momento em que ele entra, seu comportamento é influenciado por uma série de fatores.
Como, por exemplo, a temperatura ambiente, a iluminação, a música, a decoração, a disposição dos mostruários, ou gôndolas, a variedade de produtos e, claro, o atendimento.
Enquanto o cliente permanece no ponto de venda, todos estes fatores são decisivos para a sua decisão de compra. Assim como, para a satisfação do cliente e a sua vontade de retornar.
Afinal de contas, há muitas outras lojas onde é possível adquirir produtos semelhantes, ou iguais. Inclusive, hoje, nem é preciso sair de casa para comprar.
Portanto, a ida do consumidor ao ponto de venda deve ser agradável e estimulante.
Então, preparamos 4 Dicas ESSENCIAIS para você conquistar o cliente no ponto de venda!
Confira, a seguir!
4 Dicas para Conquistar o Cliente no Ponto de Venda
Hoje em dia, o consumo é marcado por experiências incríveis e espetaculares com a tecnologia. Mas, fazer o básico é fundamental para conquistar o cliente no ponto de venda.
Esta é uma conclusão retirada das pesquisas de cliente oculto realizadas pela Mister O.
Em seis anos, realizamos mais de três milhões de avaliações em empresas de diversos segmentos.
E essa experiência nos mostra que fazer o básico bem feito é extremamente importante para conquistar e reter clientes. E isso independe da área de atuação da empresa.
Então, vamos ao que interessa!
1. Facilite para o Cliente
A primeira dica é: coloque-se no lugar do cliente e pense em como facilitar a vida dele. Afinal, ninguém compra quando tem que fazer muito esforço.
Então, antes de mais nada, pergunte-se: “o cliente tem alguma dificuldade para encontrar o meu ponto de venda?”
Nesse sentido, verifique se o acesso é fácil, se existe uma boa sinalização nas imediações e se a fachada fica bem visível para todos.
Em seguida, é preciso oferecer comodidade para o cliente entrar. Como, um estacionamento próprio ou conveniado.
E, por fim, faça com que seja prático comprar! Por exemplo:
- Sinalize bem a localização de cada categoria de produtos;
- Disponibilize um número adequado de colaboradores para atender os clientes;
- E garanta que o tempo de espera nas filas seja baixo.
Assim, seus clientes estarão mais propensos a ir até o ponto de venda e retornar, certo?
Então, vejamos como fazer o cliente passar mais tempo no seu estabelecimento!
2. Valorize o Ambiente de Compra
A segunda dica é: valorize o ambiente de compra. Faça ele perceber que tudo, no seu ponto de venda, foi pensado para proporcionar uma experiência de compra diferenciada.
Ou seja, os ambientes devem estar sempre limpos e organizados. Além disso, o local precisa estar bem iluminado e com uma temperatura agradável.
E, se tiver música, o volume não pode incomodar os clientes, nem atrapalhar a comunicação com os vendedores.
Por outro lado, uma opção avançada é usar cores, odores e decoração para criar estímulos.
Nesse sentido, existem estudos que mostram como o comportamento do consumidor muda ao ser estimulado e qual o impacto financeiro de cada técnica.
Aumento de 40% nas vendas. De acordo com uma pesquisa do Journal of Environmental Psychology, este foi o resultado de expor os clientes a odor de chocolate em uma livraria.
Interessante, né?
Há muitos meios de criar uma experiência de compra incrível. Porém, não existe uma fórmula mágica, já que cada negócio tem suas particularidades.
Então, o importante é usá-las a seu favor!
A seguir, saiba o que fazer para atender bem o cliente!
3. Padronize o Atendimento ao Cliente
A terceira dica é: crie um padrão de atendimento. Pois, o relacionamento interpessoal é determinante para a experiência do cliente no ponto de venda.
Porém, entenda o que isto quer dizer. Padronizar não é o mesmo que engessar os colaboradores. Pelo contrário, a espontaneidade deve ser bem-vinda.
Mas, ter processos definidos transmite os valores da marca com consistência.
Por exemplo, perceber o cliente entrar na loja e aguardar por um sinal antes de atendê-lo. Em seguida, recebê-lo com um sorriso no rosto e o uniforme impecável. Isso faz a diferença.
Assim como chamá-lo pelo seu nome e buscar entender quais são as suas necessidades. Pois, todo mundo gosta de se sentir valorizado e, sobretudo, respeitado.
Portanto, a padronização do atendimento ao cliente deve preparar os colaboradores para agir adequadamente em diversas situações. Garantindo sempre, a atenção aos detalhes.
Porque o segredo da excelência está justamente nos detalhes, não é mesmo?
Então, vamos à última das dicas. Confira, a seguir, como treinar os vendedores!
4. Treine seus Vendedores
A quarta dica é: mantenha os vendedores bem treinados. Pois, eles têm o privilégio de estar ao lado do cliente no momento da decisão de compra.
Assim, é importante ter um discurso de vendas bem elaborado. Porque, os vendedores saberão contornar objeções dos compradores com segurança e informações apropriadas.
Nesse caso, transmitir segurança é fundamental para conquistar o cliente.
Ainda mais, em vendas consultivas e produtos de valor. Como vinhos e produtos gourmet, carros, imóveis, cursos e a maioria dos serviços, por exemplo.
Além disso, cordialidade e proatividade são essenciais.
Então, gestos de cortesia, como oferecer uma bebida e outras comodidades, como banheiro e sala de espera, também reforçam a percepção de que o cliente é valorizado.
E isso pode ser facilmente incorporado no treinamento da equipe.
Então, gostou das dicas? E qual delas tem mais a ver com o seu negócio?
Certamente, todas elas ajudam a melhorar a experiência do cliente em qualquer negócio.
Mas, você já pensou em fazer uma avaliação completa da experiência do cliente seu ponto de venda?
Então, veja a seguir, o que é preciso!
Como Avaliar a Experiência do Cliente no Ponto do Venda
Conhecer o ponto de vista do cliente é a forma mais eficaz de melhorar a experiência de compra.
Isso é interessante para o seu negócio?
Se a resposta é "sim", considere fazer uma pesquisa de Cliente Oculto. A partir do relato de consumidores anônimos, você terá uma visão imparcial, objetiva e detalhada da sua empresa.
Então, para receber uma explicação detalhada sobre como funciona essa pesquisa, solicite o contato de um consultor. Basta clicar no botão, a seguir, e deixar o seu contato.
Mas, se você quer se informar melhor antes. Nesta página, tem o conteúdo que você precisa!
Assim, você entende como funciona o Cliente Oculto. E se prepara para ter ótimos resultados!