Lidar com a clientela não é fácil. Ainda mais quando o assunto é atendimento em restaurantes!
Você sabia que 40% dos gestores de food service do Brasil percebem os consumidores cada vez mais exigentes?
Pois é! Não é à toa que atrair clientes e manter as vendas serão os principais desafios de 2022, segundo pesquisa da ANR - Associação Nacional de Restaurantes.
Nesse sentido, uma ótima estratégia para reter mais clientes no seu restaurante é oferecer um atendimento de qualidade!
Então, para ajudar você, levantamos informações de pesquisa que já realizamos para redes de restaurantes e lanchonetes – como Hard Rock Café, Flow Fresh to Go, 10 Pastéis, e muito mais!
E preparamos estas 4 Dicas Infalíveis para sua empresa ter o melhor atendimento do mercado!
Você não pode perder! 😉
1. Controle o tempo dos processos de atendimento ⌚
Nenhum cliente gosta de ficar esperando a comida chegar. Então a primeira dica para você ter um atendimento impecável é controlar o tempo de cada etapa.
Em primeiro lugar, o tempo de espera para o cliente ser atendido pelo garçom, ou atendente. Estabeleça o tempo ideal e o tempo máximo para o seu cliente ser atendido.
Além disso, faça o controle do tempo de espera. Cronometre quantos minutos leva desde que o consumidor se senta na mesa até o momento em que ele é atendido.
Em segundo lugar, marque o tempo que demora para os pedidos chegarem à mesa.
Por fim, verifique quanto tempo leva para o cliente receber a conta, desde o momento em que ele pede o fechamento.
2. Tenha uma equipe humanizada e profissional 😃
A segunda dica envolve a formação da sua equipe.
A humanização é fundamental em qualquer atendimento, ainda mais depois de tanto isolamento social.
Por isso, treine seus colaboradores para que eles realizem um atendimento cordial, educado e proativo.
Mas sem exageros. Pois, o foco é servir bem o cliente.
Lembre-se: profissionalismo é fundamental.
Então, sempre oriente seus colaboradores a se apresentarem de acordo com a imagem que a sua empresa quer transmitir ao cliente.
E atenção aos detalhes! Inclusive, com a aparência dos atendentes e o estado do uniforme. Se você quer conhecer as melhores práticas do mercado em atendimento ao cliente, você pode ler o nosso artigo Dicas, dados e insights para evoluir no Atendimento ao Cliente.
3. O ambiente faz toda a diferença! 👁️
Em terceiro lugar, é preciso cuidar muito bem dos ambientes, porque eles fazem toda a diferença na experiência do cliente.
Nesse sentido, o básico é verificar sempre a limpeza e organização do salão e dos banheiros.
Especificamente, nos banheiros, garantir a disponibilidade de produtos também é básico.
Além disso, existem outros pontos que podem parecer detalhes, mas fazem toda a diferença.
Por exemplo, a estrutura, a decoração, a temperatura e o som ambiente.
Então, tenha sempre em mente que um lugar agradável faz os clientes consumirem mais!
Porque quando eles se sentem à vontade, permanecem por mais tempo no seu estabelecimento.
4. Colete o feedback do cliente 👂🏼
Por fim, o grande segredo para alcançar o sucesso… é saber a opinião do cliente sobre a sua empresa.
Pois somente com essas informações você terá certeza se as suas ações como gestor produzem os efeitos desejados: aumentar a satisfação dos clientes!
Então, oriente seus colaboradores a sempre coletar o feedback dos clientes (ou faça pesquisas de satisfação!).
Por exemplo, é importante perguntar aos clientes se:
- O pedido chegou certinho?
- A comida estava gostosa?
- E se ele tem alguma outra observação para você melhorar o serviço?
Estas são algumas perguntas básicas para você fazer aos seus clientes.
Lembre-se que: monitorando o nível de satisfação do consumidor, você consegue melhorar os processos da sua empresa continuamente.
E esta é a melhor estratégia para fidelizar os seus clientes.
EXTRA! 2 Dicas para atender bem no salão e no delivery 🛵
Mesmo com o retorno dos clientes ao consumo presencial, você também pretende continuar com o serviço de entrega?
Então, sua empresa está entre 85% dos negócios no ramo da alimentação que devem manter a operação de delivery.
E uma pergunta comum entre os gestores é a seguinte:
Como atender bem nas duas frentes?
Para ajudar você a ter uma gestão mais assertiva e com foco no cliente, preparamos essas duas dicas.
Confira!
Crie cardápios distintos
No delivery, ofereça pratos mais práticos e afetivos. Deixe as receitas delicadas para servir no salão.
Tenha times exclusivamente dedicados
Um para a produção e atendimento no salão. Outro para a produção, conferência, atendimento e logística no delivery.
Gostou das dicas?
1. Se você quer conhecer as principais reclamações dos clientes no seu segmento (restaurantes, bares, fast food, cafeterias, etc.), leia este artigo. 🤔
2. Mas, se você quer obter um diagnóstico completo do serviço na sua unidade, ou rede de restaurantes, clique aqui! 😃