Decisões importantes exigem informação qualificada. Por isso, a pesquisa de mercado é fundamental para qualquer bom gestor.
Seja na gestão de marketing, comercial, experiência do cliente, ou em diversas outras.
Pois, hoje, o mercado exige que todo gestor tenha uma visão holística e estratégica do negócio.
Mas, o que é preciso para tomar boas decisões?
Em apenas uma palavra: conhecimento.
Conhecimento sobre os fatores que impactam no resultado da empresa. Ou seja, sobre:
- o seu cliente;
- a concorrência;
- os processos da própria companhia.
E as pesquisas de mercado trazem informações qualificadas sobre estes fatores.
Assim, elas ampliam a visão do negócio e potencializam o seu conhecimento.
Por isso, são uma ferramenta-chave na gestão de qualquer negócio.
Então, veja como utilizar uma pesquisa de mercado
Se você busca tomar decisões assertivas, com base em fatos e percepções reais, você precisa conhecer os benefícios de realizar uma pesquisa de mercado.
Neste artigo, apresentamos 5 exemplos de como ela ajuda a tomar boas decisões. 😉
5 decisões apoiadas por uma pesquisa de mercado
Atenção: todos os exemplos apresentados são casos reais e a sua divulgação foi autorizada pelos clientes da Mister O.
Confira, a seguir. Uma ótima leitura!
1. Expansão do negócio (FIESC)
Algum tempo atrás, a FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) estava diante de um impasse. Abrir ou não abrir uma escola em uma determinada região?
Para responder a essa pergunta, os gestores encomendaram um estudo para avaliar o potencial para abrir uma escola na região.
Mas mesmo após o estudo de mercado, os gestores ainda tinham dúvidas se o perfil da escola atenderia às expectativas dos moradores da região.
Por isso, contrataram uma pesquisa com os moradores para ouvir a opinião deles.
Qual o objetivo dessa pesquisa de mercado?
Verificar se os moradores da região estavam interessados em matricular seus filhos numa escola com a proposta da Escola S. Entender os anseios e desejos dos pais daquela localidade.
Como a pesquisa foi feita?
Em síntese, a pesquisa consistiu em entrevistar pais e mães que moravam no local.
E quais resultados a pesquisa trouxe para os gestores?
O resultado foi inesperado. E como os gestores ficaram surpresos!
Ou seja, os pais e mães daquela região tinham grande interesse em contar com a estrutura e os benefícios que uma escola S proporciona. E também apontaram a necessidade de mais escolas privadas na região. 👨👩👧
Moral da História: a pesquisa foi determinante para os gestores da FIESC decidirem investir em uma escola S naquela localidade.
2. Desenvolvimento de produto (Arkos Digital)
A Arkos Digital é uma empresa especializada em desenvolver produtos digitais customizados.
Nesse sentido, como parte do seu portfólio de soluções, ela também oferece consultoria de marketing.
Por isso, antes de criar um produto digital, ela busca validar a hipótese do seu cliente.
Mas como saber disso?
A Arkos contratou a Mister O.
E quais foram os objetivos dessa pesquisa de mercado?
Validar a hipótese de que havia demanda pelo aplicativo.
Além disso, coletar dados sobre o comportamento do público-alvo e suas preferências.
Como a pesquisa foi feita?
Ao todo, foram realizadas 806 pesquisas de internet e entrevistas por telefone.
E quais resultados a pesquisa trouxe para os gestores?
Em síntese, as pesquisas confirmaram que há demanda por um novo App.
Além disso, forneceram dados e insights para a Arkos desenvolver recursos e conteúdos mais alinhados às preferências do seu público-alvo, otimizando a experiência do usuário.
3. Definição do preço de produtos e serviços
Observação: como as informações apresentadas, a seguir, são sensíveis ao negócio das empresas parceiras, não mencionaremos informações que permitam identificá-las.
Em qualquer segmento de mercado, definir preço sempre é um grande desafio.
Pois, qualquer alteração impacta diretamente no resultado financeiro da companhia. Inclusive, positivamente.
De acordo com a Endeavor, aumentar o preço em 1% resulta no aumento do lucro operacional em 9%.
Portanto, se você conhece os preços praticados pela concorrência, você consegue definir preços com mais assertividade. E, claro, aumentar a lucratividade do negócio.
Por isso, alguns dos nossos clientes monitoram constantemente os preços da concorrência.
Outros contratam uma pesquisa pontual. Por exemplo, uma vez ao ano, ou antes de expandir a operação para uma nova região.
No varejo, a maior dificuldade é monitorar a quantidade de concorrentes.
Já na prestação de serviços, a exposição dos preços é menor. Por isso, muitas vezes, é preciso fazer um orçamento para conhecer o preço.
Neste caso, a pesquisa de cliente oculto é feita com um avaliador anônimo que se passa por cliente. Assim, ele consegue coletar informações sobre preço, orçamento, materiais de venda e processos de atendimento. Inclusive, com registro em foto, áudio e vídeo. 🕵🏻♀️
4. Teste de produtos (case Face Unic)
O consumidor é a melhor fonte para levantar dados sobre as características de um produto, e obter insights para melhorar a sua experiência de consumo. 💡
No segmento de estética facial, a rede de clínicas Face Unic buscou realizar pesquisas antes de lançar alguns produtos, evitando, assim, assumir riscos desnecessários.
E quais foram os objetivos dessa pesquisa de mercado?
Coletar feedback dos consumidores sobre o aspecto físico do produto e calibrar a comunicação no lançamento.
Como a pesquisa foi feita?
Enviamos produtos de beleza para consumidores avaliarem aspectos físicos e os resultados após a aplicação diária durante 30 dias.
Os respondentes registraram por foto e relataram a sua experiência por escrito com riqueza de detalhes.
E quais resultados a pesquisa trouxe para os gestores?
A pesquisa trouxe diversos insights para atender às expectativas dos consumidores e melhorar a sua experiência.
Por exemplo, em relação a:
- embalagem
- fragrância
- viscosidade
- orientações para aplicação
- resultado da aplicação
Portanto, avaliar o produto antes do lançamento foi fundamental para reduzir os riscos de aceitação no mercado e alinhar a comunicação de marketing.
Essa é a melhor estratégia para ser bem recebido no mercado. 🎯
5. Melhorar o atendimento dos vendedores (Lojas Quero-Quero)
Qualificar um time de vendedores não é fácil, né? Então, imagine quando você tem uma rede com mais de 430 lojas.
Pois, este foi o desafio da direção de vendas e operações das Lojas Quero-Quero, a maior varejista do Brasil no segmento de casa e construção.
Assim, em 2019, ela contratou um projeto-piloto para avaliar o atendimento dos vendedores.
Conforme os resultados apareciam, as pesquisas foram aumentando.
De tal maneira que, atualmente, são realizadas mais de 100 por mês.
Qual é o objetivo dessa pesquisa de mercado?
O objetivo da pesquisa é avaliar a atuação dos vendedores de loja e melhorar o atendimento ao cliente.
Nesse sentido, a estratégia é premiar os vendedores pela boa atuação.
Como a pesquisa é realizada?
A pesquisa é feita por um cliente oculto.
E quais são os resultados da pesquisa?
Os resultados são apresentados em um painel dinâmico (dashboard). Inclusive, um ranking do atendimento das lojas, e as notas do cliente oculto por seção avaliada.
Por exemplo, rapidez no atendimento, cordialidade do atendente, segurança ao informar sobre os produtos da loja, entre outros.
E a maior prova da eficácia das pesquisas é o número de vendedores premiados. 🥇
No início de 2020, em 70 avaliações realizadas, foram premiados 37 vendedores (52%). E, após um ano, o número de pesquisas subiu para 96, e o de premiações para 64 (66%).
Conclusão: pesquise para tomar decisões assertivas!
Quando se trata de negócios, uma boa decisão é sempre consciente e estratégica.
No entanto, em muitas empresas, não é isso o que acontece. Mesmo nas grandes.
Ou seja, muitos gestores tomam decisões com base apenas na intuição, ou no chamado feeling. Mas esta prática é contraindicada.
Primeiro, porque ela pode levar a empresa a perder oportunidades lucrativas.
Segundo, porque ela pode levar a empresa a assumir riscos desnecessários.
Por isso, a pesquisa de mercado é fundamental para ser assertivo na tomada de decisão.
Com acesso à informação qualificada, todos os times podem entregar melhores resultados.
Em empresas grandes, ou pequenas.
Então, você quer validar sua visão de negócio e decidir com base em dados? Solicite o contato de um dos nossos consultores. 🤝🏼