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9 de março de 2022

Descubra 👀 as principais reclamações de clientes no segmento de Educação!

Como você lida com as reclamações de clientes?

Já pensou que, por trás de uma única queixa, podem existir dezenas de alunos insatisfeitos? 

Ou então pais e mães de alunos que, por diferentes motivos, não se manifestaram?

Pois é! Na maioria dos casos, as pessoas insatisfeitas não se manifestam. 

Então, basta pensar em quantas vezes você – como cliente – foi mal atendido e não registrou queixa. 

Mas a insatisfação dos clientes tem um grande impacto nos resultados do negócio. 📢

Por isso, é importante conhecer os motivos que levam o cliente a ficar insatisfeito.

Afinal, este é o primeiro passo para melhorar os processos da empresa, reverter a experiência negativa dos clientes e entregar bons resultados.

Certo?

Portanto, para ajudar você a conhecer os motivos da insatisfação dos clientes, levantamos com o Reclame Aqui os principais tipos de reclamação no segmento de educação! 👩🏼‍🏫

Enfim, vamos ao que interessa: confira do que os clientes mais se queixam em Cursos de Idiomas, Cursos Técnicos e Profissionalizantes, e Escolas!

Reclamações em Cursos de Idiomas

Em primeiro lugar, ficou o segmento de cursos de idiomas. 

Este é um dos maiores em número de unidades. Além disso, muitos são franquias, o que traz uma complexidade ainda maior na hora de manter a qualidade dos processos de serviço e atendimento.

Assim, para você ter uma ideia, existem 5 redes de escolas franqueadas entre as 50 maiores marcas da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

  • Wizard by Pearson – 1102 unidades
  • Fisk Centro de Ensino – 765 unidades
  • CCAA – 710 unidades
  • CNA – 632 unidades
  • KNN Idiomas – 564 unidades

Ou seja, deu para perceber o tamanho deste segmento, né? 

Pois bem, o Reclame AQUI registrou 3570 reclamações de clientes contra cursos de idiomas no período avaliado.

E a grande maioria delas – 67% – está relacionada ao processo de matrícula e cancelamento. 

Então, confira os dados no detalhe:

1. Processo de Cancelamento da Matrícula (2426 reclamações) 🥇

  • Problemas de cancelamento (2018)
  • Cancelamento de matrícula (408)

Em seguida, vêm os problemas relacionados ao processo de cobrança – cerca de 20%. 

2. Processo de Cobrança (785 reclamações) 🥈

  • Estorno do valor pago (356)
  • Cobrança indevida (229)
  • Valor abusivo (133)
  • Cobrança duplicada (67)

E, depois, queixas associadas à comunicação  – 4% –, ao atendimento – 3% – e à plataforma online – 2%:

3. Comunicação 🥉

  • Propaganda enganosa (150 reclamações)

4. Atendimento (117 reclamações)

  • Mau atendimento no SAC (60)
  • Mau atendimento do prestador de serviço (57)

5. Plataforma de estudo online

  • Dificuldades para acessar a área do aluno (92 reclamações)

Percebe como é importante ter uma visão detalhada sobre as reclamações de clientes?

Assim, é possível ter mais clareza na tomada de decisão para melhorar a experiência do cliente. E, por consequência, os resultados da empresa!

Queixas de Clientes em Cursos Técnicos e Profissionalizantes

Em segundo lugar, estão os cursos técnicos e profissionalizantes. 

Este é o segmento com mais reclamações depois do de cursos de idiomas.

Ao todo, o Reclame Aqui registrou 1450 reclamações de clientes. Mas elas aparecem mais distribuídas.  

Assim, quase um terço delas – 31% – refere-se a processos de cobrança, como você observa a seguir:

1. Processo de Cobrança (458 reclamações) 🥇

  • estorno do valor pago (191)
  • valor abusivo (146)
  • cobrança indevida (121)

Em seguida, aparecem as reclamações contra os processos de matrícula – 19% –, o atendimento e a plataforma online – as duas últimas com 14% cada:

2. Processo de Matrícula e Cancelamento (276 reclamações) 🥈

  • cancelamento da matrícula (165)
  • documentação (111)

3. Atendimento (203 reclamações) 🥉

  • mau atendimento do prestador de serviço (105)
  • mau atendimento (98)

4. Plataforma de estudo online (202 reclamações)

  • não consigo acessar a área do aluno (202)

Por fim, neste segmento, os clientes reclamaram do processo de emissão do diploma – 12% – e da qualidade do serviço – 8%:

5. Processo de Emissão do Diploma (187 reclamações)

  • demora na emissão do diploma (187)

6. Qualidade do serviço prestado (124 reclamações)

Então, você já consegue esboçar ações para reduzir as queixas dos alunos?

Imaginamos que sim. Afinal, é como a máxima: conhecimento é poder! 

Ou seja, ter acesso a dados como esses podem fazer a sua gestão dar um salto de qualidade!

Reclamações de Clientes em Escolas 👩🏼‍🏫 👨🏽‍🏫

Em terceiro lugar, estão as escolas (com um número de reclamações bem menor). 

Ao todo, o Reclame Aqui registrou 566 queixas de clientes (6 vezes menos que em cursos de idiomas).

E a maioria delas é contra o processo de cobranças – 53%.

1. Processo de Cobrança (301 reclamações) 🥇

  • Estorno do valor pago (181)
  • cobrança indevida (67)
  • valor abusivo (27)
  • valor incorreto da bolsa (26)

Em seguida, aparece a insatisfação com o processo de matrícula e de cancelamento – com 19%.

2. Processo de Matrícula e Cancelamento (109 reclamações) 🥈

  • documentação (73)
  • cancelamento da matrícula (36)

Com 14% do total, ficaram as reclamações contra propaganda enganosa!

3. Comunicação 🥉

  • propaganda enganosa 79 (reclamações)

E, por fim, contra o atendimento – 10% – e o processo de emissão do diploma – 4%.

4. Atendimento (52 reclamações)

  • comportamento do profissional (26)
  • mau atendimento (26)

5. Processo de Emissão de Diploma

  • demora na emissão de diploma (25 reclamações)

Você gostou de ter acesso a esses dados?

Então, se você quer ter mais informações sobre gestão de negócios e comportamento do consumidor, leia nosso blog e siga-nos nas redes sociais!

Imagine ter um diagnóstico do atendimento da sua empresa!

Mas se você quer avaliar a qualidade dos processos e do atendimento ao cliente na sua empresa, nós podemos te ajudar.

Veja, neste artigo, tudo o que o cliente oculto avalia em escolas e cursos. E como ele traz resultados para a sua gestão!

Ou, entre em contato para ser atendido por um dos nossos consultores! 😉

Não perca nossos conteúdos!

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Com informações qualificadas, gestores podem elevar os resultados da empresa e a experiência do cliente. Nós trabalhamos para fornecê-las!
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