Você que é gestor de uma rede de foodservice, você deve ter percebido que os clientes estão cada vez mais críticos ou exigentes, certo?
Então, você não está sozinho. Pois, essa também é a percepção de 40% dos operadores de food service do Brasil, segundo a pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).
Mas, os clientes reclamam do quê exatamente?
Para ajudar você a melhorar o serviço da sua rede, apresentamos, neste artigo, os principais motivos de reclamação dos clientes, de acordo com o ReclameAQUI.
E quer saber de uma coisa?
O atendimento esteve no TOP 3 das reclamações em todos os segmentos do setor alimentício.
Por isso, este pode ser um momento oportuno para você realizar um diagnóstico da sua equipe de atendimento ao cliente.
A seguir, você confere em detalhes as maiores reclamações do consumidor em Redes de Fast food, Restaurantes, Docerias e Cafeterias, Lanchonetes, Bares e Sorveterias.
Não perca esta chance de melhorar o seu serviço e buscar a fidelização do seu cliente!
Redes de Fast food
- Mau atendimento – 1.642 reclamações (atendimento)
- Qualidade do serviço prestado – 929 reclamações (atendimento)
- Estorno do valor pago – 902 (pagamento)
- Propaganda enganosa 828 (comunicação)
- Mau atendimento do prestador de serviço – 753 (atendimento)
- Cobrança indevida – 626 (pagamento)
- Baixa qualidade – 555 (produto)
- Atraso na entrega – 426 (delivery)
- Produto errado – 393 (produto)
- Má qualidade – 333 (produto)
Restaurantes
- Mau atendimento – 660 reclamações (atendimento)
- Qualidade do serviço prestado – 389 reclamações (atendimento)
- Baixa qualidade – 374 (produto)
- Atraso na entrega – 294 reclamações (delivery)
- Mau atendimento do prestador de serviço – 242 (atendimento)
- Cobrança indevida – 231 (pagamento)
- Propaganda enganosa 217 (comunicação)
- Estorno do valor pago – 200 (pagamento)
- Produto errado – 205 (produto)
- Comida estragada – 160 (produto)
Docerias e Cafeterias
- Sabor ruim – 157 (produto)
- Atraso na entrega – 150 (delivery)
- Mau atendimento – 116 (atendimento)
- Baixa qualidade – 97 (produto)
- Propaganda enganosa – 68 (comunicação)
- Conteúdo menor do que o informado na embalagem – 64 (comunicação)
- Consistência estranha – 64 (produto)
- Produto não recebido – 62 (delivery)
- Qualidade do serviço prestado – 56 (atendimento)
- Produto errado – 52 (delivery)
Lanchonetes
- Estorno do valor pago – 36 (pagamento)
- Atraso na entrega – 34 (delivery)
- Mau atendimento – 32 (atendimento)
- Demora no atendimento – 28 (atendimento)
- Má qualidade – 28 (produto)
- Comportamento do profissional – 26 (atendimento)
- Mau atendimento do prestador de serviço – 26 (atendimento)
- Cobrança indevida – 26 (pagamento)
- Qualidade do serviço prestado – 21 (atendimento)
- Propaganda enganosa – 19 (comunicação)
Bares
- Mau atendimento – 22 (atendimento)
- Cobrança indevida – 15 (pagamento)
- Mau atendimento do prestador de serviço – 13 (atendimento)
- Qualidade do serviço prestado – 11 (atendimento)
- Propaganda enganosa – 11 (comunicação)
- Comportamento do profissional – 10 (atendimento)
- Estorno do valor pago – 10 (pagamento)
- Mau atendimento dos garçons – 6 (atendimento)
- Demora no atendimento – 6 (atendimento)
- Reserva não efetivada – 6 (atendimento)
Sorveterias
- Mau atendimento – 20 (atendimento)
- Baixa qualidade – 18 (produto)
- Mau atendimento do prestador de serviço – 12 (atendimento)
- Qualidade do serviço prestado – 8 (atendimento)
- Objeto estranho – 8 (produto)
- Sorteio-Concursos – 4 (comunicação)
- Conteúdo menor do que o informado na embalagem – 4 (comunicação)
- Sabor ruim – 4 (produto)
- Estorno do valor pago – 3 (pagamento)
- Atraso na entrega – 3 (delivery)
Reclamações de Clientes no Foodservice
Realmente, o atendimento é o principal motivo para o cliente reclamar em redes de foodservice, de acordo com o ReclameAQUI.
Exceto as Docerias e Cafeterias, todos os outros segmentos foram reclamados principalmente por causa do atendimento.
Veja, a seguir, os dados de cada um!
A importância de monitorar a qualidade do atendimento
Nas Redes de Fast food, as queixas contra o atendimento chegaram a 45% do total de reclamações registradas no período.
Nas redes de Restaurantes, esse número ficou muito próximo, em 44%.
Já nas Lanchonetes e Sorveterias, a taxa foi ainda maior, de 48%. E nos Bares, ela chegou a inacreditáveis 68% das reclamações!
Queixas relacionadas ao Produto
Já nas Sorveterias, mais de um terço das queixas do consumidor são relacionadas à qualidade do produto (35%).
Enquanto isso, nas redes de Docerias e Cafeterias esse número chegou a 30% das reclamações. E nos Restaurantes, a um quarto, ou 25%.
Reclamações referentes ao Pagamento
Nas Redes de Fast food, um quinto (20%) das reclamações de clientes dizem respeito ao Pagamento.
Nas Lanchonetes e Bares, essa taxa foi de 23%.
O serviço de entrega - delivery
Por fim, nas Docerias e Cafeterias, um quarto dos registros de queixa é referente ao serviço de entrega, ou delivery (25%).
Observação
Os dados do ReclameAQUI são atualizados constantemente. E foram levantados no dia 7 de janeiro de 2022.
Por isso, se você quer ter uma visão atual do seu segmento, consulte a página do Reclame AQUI nos links, abaixo:
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