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10 de maio de 2022

Conheça as principais reclamações de clientes em clínicas, hospitais e planos de saúde

Oferecer uma experiência de atendimento diferenciada aos pacientes não é tarefa simples. No entanto, é cada vez mais importante para empresas que buscam crescer com solidez. 

Afinal, o cuidado com os clientes e a sua satisfação trazem resultados. E estão diretamente ligados ao propósito de promover a saúde.

Por isso, um gestor qualificado deve saber quais são as dores dos seus pacientes. E ter uma visão ampla do mercado em que atua.

Para ajudar você, levantamos alguns dados muito importantes. Assim, você poderá tomar decisões mais acertadas. 

Então, confira, a seguir, os principais motivos de reclamações de clientes em clínicas, hospitais e planos de saúde.

Experiência do paciente

Certamente você já se queixou do atendimento à saúde (privada) no Brasil, né?

Mas essa dor não é exclusivamente nossa.

Nos Estados Unidos, menos da metade dos clientes (45%) classificam a qualidade dos cuidados de saúde como boa ou muito boa, segundo pesquisa do The Beryl Institute.

E a grande maioria deles (67%) indica que a incivilidade é um problema sério. Ou seja, falta de gentileza e profissionalismo.

Isso quer dizer que há MUITO espaço para melhorar o atendimento ao paciente por lá.

Mas também por aqui, como veremos a seguir.

Reclamações de clientes em clínicas e hospitais

De acordo com dados do Reclame AQUI, recentemente foram registradas cerca de 7.500 reclamações de consumidores contra Hospitais e Clínicas médicas e odontológicas.

Dentre essas, quase METADE está relacionada à QUALIDADE DO ATENDIMENTO (46%). 

Em seguida, vêm:

2) DEMORA NO ATENDIMENTO (19%);

3) QUALIDADE DO SERVIÇO (15%);

4) E problemas relacionados aos processos de COBRANÇA E PAGAMENTO (12%).

Outras reclamações menos numerosas estão associadas ao descumprimento de prazos (5%) e à propaganda enganosa (2%).

A seguir, você confere as reclamações no detalhe.

Reclamações de clientes em clínicas médicas

  1. Cobrança indevida 156
  2. Estorno do valor pago 94
  3. Mau atendimento 94
  4. Qualidade do serviço 74
  5. Mau atendimento do prestador de serviço 72
  6. Propaganda enganosa 56
  7. Não consigo cancelar 54
  8. Qualidade do serviço prestado 45
  9. Descumprimento do prazo 39
  10. Valor abusivo 31

Total de reclamações: 715

Queixas contra clínicas odontológicas

  1. Qualidade do serviço 313
  2. Mau atendimento 288
  3. Agendamento 252
  4. Cobrança indevida 208
  5. Estorno do valor pago 186
  6. Mau atendimento do prestador de serviço 161
  7. Descumprimento do prazo 128
  8. Propaganda enganosa 107
  9. Qualidade do serviço prestado 83
  10. Demora na execução 72

Total de reclamações: 1.798

Motivos da insatisfação de clientes com Hospitais

  1. Mau atendimento 1.262
  2. Demora no atendimento 1.238
  3. Comportamento do profissional 502
  4. Mau atendimento do prestador de serviço 499
  5. Qualidade do serviço prestado 412
  6. Atraso na entrega dos resultados 230
  7. Cobrança indevida 216
  8. Falta de funcionários 214
  9. Demora na execução 207
  10. Baixa qualidade 173

Total de reclamações: 4.953

Reclamações de clientes em planos de saúde e odontológicos

Quando olhamos para os planos de saúde e odontológicos, o cenário muda um pouco.

Em primeiro lugar, o total de reclamações é quase seis vezes maior do que em clínicas e hospitais, totalizando 43.445.

Em segundo lugar, o mau atendimento continua sendo um dos principais problemas na experiência do cliente, representando 24% das reclamações.

Porém, a demora nos processos de agendamento, autorização e execução são um problema ainda maior, já que chegam a 40% do total.

Além disso, dificuldades com processos de pagamento e reembolso (15%) passam a ser maiores do que as reclamações quanto à qualidade do serviço (6%).

Por fim, os consumidores registram dificuldades relacionadas à cobertura do plano (13%). E também contra propaganda enganosa (1%).

Confira tudo no detalhe!

Queixas do consumidor contra planos de saúde

  1. Dificuldade para agendamento 10.374
  2. Mau atendimento 7.084
  3. Demora para autorização 4.093
  4. Cobrança indevida 3.490
  5. Rede credenciada-Descredenciamento 3.384
  6. Mau atendimento do prestador de serviço 2.680
  7. Qualidade do serviço prestado 2.579
  8. Demora na execução 2.490
  9. Falta de cobertura de exames 1.933
  10. Reembolso do pagamento 1.583

Total de reclamações: 39.690

Reclamações de clientes contra planos odontológicos

  1. Cobrança indevida 988
  2. Mau atendimento 520
  3. Propaganda enganosa 548
  4. Dificuldade para agendamento 421
  5. Mau atendimento do prestador de serviço 279
  6. Reembolso do pagamento 224
  7. Estorno do valor pago 220
  8. Demora na execução 185
  9. Qualidade do serviço prestado 183
  10. Rede credenciada-Descredenciamento 177

Total de reclamações: 3.745

O que você achou desses dados?

Os dados apresentados te ajudam a entender melhor o seu mercado?

Então, deixe o seu comentário. E nos ajude a te ajudar hehehe. 

Assim, podemos trazer um conteúdo mais útil e melhorar sua experiência de leitura. 😉

Oportunidade de fazer diferente

Depois de conhecer as principais reclamações dos clientes na área da saúde, vamos olhar para a gestão.

Termômetro. Nos EUA, apenas 43% dos consultórios médicos dizem que melhorar a experiência do paciente está entre as três prioridades. Mas 39% estão cortando custos.

Nesse sentido, identificar pontos de melhoria nos processos de atendimento da sua empresa pode ser uma excelente estratégia para se diferenciar da concorrência.

No Brasil, 44% das clínicas e hospitais não realizam pesquisas de satisfação.

Esses dados te animam?

Então, confira abaixo, duas soluções para você qualificar a sua gestão.

2 soluções para reduzir as reclamações de clientes

Quem é da área de saúde, sabe disso. Nada como um bom diagnóstico para indicar o remédio mais eficaz.

Aqui estamos falando sobre a saúde da relação entre cliente e empresa. Entre paciente e clínica, hospital, ou plano de saúde.

E a melhor forma de conhecer a saúde dessa relação é através de uma pesquisa. Pois a pesquisa nada mais é do que um diagnóstico que orienta a tomada de decisão do gestor.

Nesse sentido, existem dois tipos de pesquisa que podem ajudar. 

Pesquisa de Satisfação

Por se tratar de uma pesquisa quantitativa, a pesquisa de satisfação fornece uma visão fidedigna da experiência do cliente. Porém sem tanta profundidade.

Conheça mais sobre a pesquisa de satisfação aqui.

Pesquisa de Paciente Oculto

A segunda é a pesquisa de cliente oculto. Ou melhor, paciente oculto. Por ser de natureza qualitativa, ela fornece um diagnóstico detalhado da experiência do paciente.

Esta pesquisa é realizada por uma pessoa (anônima e bem treinada). Ela se passa por paciente para descrever e registrar (em foto, áudio ou vídeo) toda a jornada de atendimento.

Quer conhecer mais sobre essa pesquisa?

A gente escreveu sobre a jornada de avaliação do paciente oculto neste artigo.

Leia para saber como ela ajudou empresas a obterem resultados incríveis.

Observação sobre os dados do Reclame AQUI

Os dados do ReclameAQUI são atualizados constantemente e foram levantados no mês de maio de 2022. 

Se você quer ter uma visão atualizada do seu segmento, consulte a página do Reclame AQUI nos links, abaixo:

  • Clínicas odontológicas
  • Clínicas médicas
  • Hospitais
  • Planos de saúde
  • Planos odontológicos 

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